
Quando se constrói uma marca vários aspectos são levando em consideração. São criados posicionamentos, valores, uma personalidade própria, identidade visual. Enfim, tudo para que ela seja reconhecível para o seu público-alvo. Mas uma parte importante e que poderia contribuir muito para esse "reconhecimento" é totalmente ignorada pela maioria das marcas. É a chamada identidade sonora!
E é disso que trata o Sound Branding, criar uma identidade sonora para uma marca.
Imaginem se a logomarca de uma empresa mudasse a cada campanha. Ou se o slogan fosse trocado a cada ação diferente. Pois é isso que acontece com o som das marcas.
Criar uma identidade sonona significa reforçar o tão importante elo que uma marca precisa estabelecer com seu target. Segue abaixo alguns exemplos de sons característicos tradicionais que qualquer pessoa consegue reconhecer e associar às respectivas marcas.
NOKIA

O Nokia Tune, o ringtone que acompanha todos os aparelhos da Nokia, é parte de uma música criada há mais de cem anos. Esse trechinho de música está bastante identificado com a Nokia hoje em dia, mas pouca gente sabe da origem dessa canção.
A música que deu origem ao ringtone mais famoso do mundo é chamada, na verdade, Gran Vals, e foi composta em 1902 pelo espanhol Francisco Tárrega (1852 - 1909). Embora fosse um excelente pianista, Tárrega concentrou boa parte de sua carreira no violão clássico, com o qual consolidou seu talento na segunda metade do século 19.
Tárrega tornou-se uma das maiores influências na música clássica contemporânea, fazendo com que o violão se transformasse em um dos instrumentos mais importantes em concertos ou recitais.
http://www.youtube.com/watch?v=yq0EmbY3XyI
Nenhum comentário:
Postar um comentário