A Converse foi fundada em 1908 por Marquis M. Converse na cidade de Malden no estado
de Massachusetts com o nome de Converse Rubber Company.Em 1097 foi lançado o primeiro tênis allstar, um tênis inovador desenhado especialmente para a prática de basquete, feito de lona e com a sola de borracha, que permitia melhor performance e foi sucesso de vendas.
O calçado logo conquistou os fãs do esporte e ao longo das duas décadas seguintes foi se solidificando no mercado de artigos esportivos. Mas foi com o final da segunda guerra que a marca alcançou seu ponto de virada, o allstar, calçado oficial das forças armadas Norte Americanas, se tornou símbolo da força dos Aliados e ícone do estilo de vida americano.
Nome: A marca recebeu o nome de seu criador, Marquis M. Converse , fundada como Converse Rubber Co. Suas linhas de produto tambem recebem nome de seus desenvolvdedores como Charles 'Chuck' H. Taylor (jogador de basquete e criador do modelo ALLStar) e John Varvatos (designer de moda).
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Forma:
Sem sombra de dúvidas a forma mais pregnante de Converse é a estrela que é aplicada em diversas assinaturas das marca e algumas sub-marcas (co-branding com John Varvatos).
Quando representada inserida dentro de um círculo se torna mais proprietária, representando o maior equity da marca. A tipografia bem característica lembra modernidade,simplicidade e assertividade (embora tenha um menor peso no universo visual da marca)
Cor:As principais cores que compõem o universo visual da marca são o preto e o branco, eventualmente são utilizadas cores vivas como o vermelho.
Linguagem: A linguagem de Converse é coloquial, positiva e busca estimular seu público a demonstrar sua personalidade e ter atitude.
Imagem: Seu universo imagético tem como principal característica o preto e branco, com intervenções de grafite é stencil.
Comportamento:O comportamento relacionado a marca é rebelde, típico dos jovens.No passado já esteve associado aos Mods, Punks e Grunge. Hoje em di a marca esta associada a atitude e descontração.
Som: A marca possui forte ligação com o meio musical uma vez que se tornou ainda mais popular depois de ganhar os pés dos astros do rock, e está associada a diferentes estilos deste gênero musical. Embora essa associação com a música seja uns dos principais elos entra a marca e seus consumidores, a empresa não é proprietária de um único som ou música, o que é um fator positivo, devido sua diversidade de público.
Desconstruindo Adidas (Originals):
Adidas é uma empresa alemã fundada em 1920 por Adolf Dassler, com o objetivo de fornecer calçados específicos para cada modalidade esportiva. Em meados da década 1960, a empresa começa a produzir peças de vestuário para competição e treino e na década de 1970 se solidifica como principal marca de roupas esportivas.
A proposta inicial de Adidas Originals era produzir roupas casuais e de estilo retrô, o que fez enorme sucesso na época de seu lançamento, logo conquistou o público jovem é hoje é sinônimo de estilo e autenticidade, faturando anualmente em vendas cerca 1,5 bilhões de Euros, se tornando a principal da categoria focada no estilo de vida.
Nome: O nome "Adidas" é uma união entre o apelido, Adi, e o sobrenome, Dassler, do fundador da empresa, "Adi" "Das"sler.
Ícone: Trefoil
Após a reestruturação da arquitetura da marca mãe, adidas (marca principal) ganhou um novo símbolo, mas manteve sua assinatura tipográfica idêntica.Para a marca Orignals, foi escolhido símbolo original da marca.
Forma: 3-Stripes
A forma mais pregnante de Adidas Originals são as 3 listras que são aplicadas em diversos produtos da marca e permitem um fácil reconhecimento das peças.
Cor: Adidas é uma marca colorida e apresenta poucas restrições no seu código de cores (embora seu ícone seja representado apenas nas versões monocromáticas, sendo o cyan a cor principal)
Linguagem: A linguagem de Adidas também é coloquial, mas se mostra otimista e divertida.
A palavra de originalidade é a principal plataforma da marca sendo utilizada freqüentemente em sua comunicação.
Imagem: Seu universo imagético tem como principal característica a descontração e espontaneidade. Busca-se passar a sensação de movimento e alegria.
Comportamento: O comportamento relacionado a marca é hedonista, o prazer é efêmero e autêntico.
Som: Adidas também possui forte ligação com o meio musical, mas o estilo que mais se identifica com a marca é o Hip-Hop. Essa associação se deu de forma espontânea nos anos 80 com o surgimento do movimento nas periferias dos Estados Unidos e se solidificou com o sucesso de “My Adidas” do Run DMC na paradas americanas.
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