O Metrô do Rio de Janeiro opera desde março de 1979. Desde 1997, com a concessão, a administração e a operação das linhas e estações ficaram a encargo do Consórcio Opportrans (Metrô Rio), concessionário pelo período de 20 anos. O Governo do Estado do Rio de Janeiro continua responsável pelas expansões da rede metroviária, por meio da empresa Rio Trilhos.
É a segunda rede mais extensa do país, com 47 km distribuídos em duas linhas e 34 estações, perdendo apenas para os sistemas de São Paulo. Transporta diariamente cerca de 1,1 milhão de passageiros.
MARCA
COR
A cor azul vem sendo conservada na identidade visual do Metrô rio. O azul transmite tranquilidade, harmonia, confiança, liberdade e tecnologia.
Atualmente, além do azul como cor principal, são usadas cores fortes: rosa, laranja, turquesa e verde, reforçando a idéia de liberdade e modernidade.
FORMA
A identidade do Metrô Rio é um bom exemplo de desconstrução da marca. A partir da forma circular da sua logo, o círculo é usado em muitos outros elementos, como nas campanhas, informativos e sinalização. Esses círculos caracterizam bastante tudo relativo ao metrô.
NOME
Metrô Rio é a simplificação do termo Metrô (tipo de transporte) do Rio de Janeiro (nome da cidade), o que o torna de fácil assimilação para cariocas e turistas.
Usualmente é chamado apenas de Metrô, já que é único e não possui concorrência de outras empresas.
LINGUAGEM
As principais expressões que o Metrô Rio utiliza para se caracterizar são:
Qualidade de vida, segurança, rapidez e modernidade.
Apesar dos esforços constantes de comunicação, a percepção do usuário em relação ao serviço prestado é contrária aos conceitos transmitidos.
Imagine um usuário olhando para essa campanha em um vagão de metrô lotado, sem ar condicionado, estacionado entre estações. Isso acaba por deixar o usuário indignado e surtindo o efeito oposto.
ÍCONE
O ícone do Metrô Rio, através de sua forma, transmite modernidade (gradiente, reflexos, associados a internet) e rapidez (perna do M alongada, dando idéia de caminho e movimento).
IMAGEM
Como dito anteriormente, o Metrô Rio utiliza dos circulos coloridos para caracterizar sua imagem.
Além disso, utiliza-se também a sobreposição, transparência e gradientes para agregar o conceito de modernidade.
Para se aproximar dos consumidores, são utilizadas também ilustrações nos anúncios e comunicados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário