sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Integração de softwares permite impressão de livros sob demanda via Internet.
Lançado no dia 5 de outubro, o Bandbook é um serviço pioneiro no País, transferindo à gráfica a gestão do produto, desde a comercialização e impressão até a entrega ao leitor.
O objetivo é atuar com a impressão sob demanda, de um a mil exemplares, de obras esgotadas, fora de circulação, de baixa tiragem, emergênciais e experimentais, que são inviáveis economicamente para as editoras se forem impressas em offset e comercializadas pelos canais de venda tradicionais. “Nosso cliente é a editora. É ela que fornece seus títulos para colocarmos no site".
Como funciona?
O portal www.bandbook.com.br disponibiliza títulos de editoras-clientes da empresa, viabilizando a compra do livro por meio de pedido eletrônico. A ordem de compra, mesmo que seja de um único exemplar de uma obra já esgotada, por exemplo, será entregue em cinco dias no endereço desejado. O parceiro logístico são os Correios e os produtos são enviados através do e-Sedex, serviço exclusivamente voltado para empresas do segmento de comércio eletrônico.
Apesar da comercialização de títulos com tiragem esgotada ser um dos grandes atrativos do portal, o Bandbook não comercializa apenas livros que estão fora das prateleiras das livrarias. São dois casos: o do livro esgotado e produzido sob demanda, e os livros não esgotados, que a editora tem em estoque.
A grande preocupação das editoras hoje em dia é acabar com os estoques, um encalhe que chega a ficar dois, três anos com a empresa. “Quando nossos clien¬tes têm esse estoque adicional, podemos consumir parte desses livros. Nesse caso, o Bandbook não vai produzir o livro, apenas efetuar a venda. E quando esse livro acabar no estoque, ele já entra no sistema de impressão sob demanda.
A tecnologia por trás do clique
Com um investimento de mais de R$ 3 milhões, o projeto utiliza alguns módulos de software que estão no mercado, além de aplicativos próprios. “O Bandbook envolve software de gestão, o ERP, sistema de comércio eletrônico e um sistema digital de gestão de arquivos, DAM, ou Digital Asset Management, para fazer o gerenciamento dos dados. Afora isso, um programa de workflow gerencia desde a chegada do arquivo eletrônico até a máquina que fará a impressão. Tem toda uma tecnologia de software e hardware por trás de um simples clique”. Quando a editora está disponibilizando um novo livro para ser vendido pelo site é preciso verificar se o arquivo está em ordem. Essa checagem é feita pelo software de pré-impressão. “O programa faz toda a parte de tratamento do arquivo eletrônico quando ele chega na gráfica, verificando se o arquivo tem overprint (sobreposições), se existe algum problema de fonte ou coisas desse tipo”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário