domingo, 17 de outubro de 2010

iPhone 4 para surdos e cegos



Conversar pelo Facetime – uma das novidades do iPhone 4 – pode ser banal para as pessoas acostumadas a falar ao telefone, mas é uma verdadeira revolução na vida dos surdos. Pelo menos, dos oralizados. Num passe de mágica, a “invenção” de Steve Jobs pode acabar com a dependência e o aprisionamento emocional dos surdos.

"Confesso que fiquei sem reação durante a minha primeira videoconferência. Não sabia se chorava ou se continuava a conversa. Não sabia nem como reagir, o que fazer ou responder, porque jamais falei desse jeito com ninguém ao telefone. Muita coisa passava minha cabeça – a briga cotidiana por autonomia, desde criança, principal motivo de estresse entre os surdos."

Pelo menos, dos que falam, fazem leitura labial e estão inseridos na sociedade ouvinte, mas se deparam com muitas barreiras, na maioria das vezes apenas criadas pela falta de bom senso de algumas empresas e órgãos governamentais ou de uma política voltada às necessidades específicas de uma nova geração de surdos — oralizados e implantados.

Steve Jobs deve achar apenas que, mais uma vez, foi responsável por um grande avanço na tecnologia. Talvez jamais saiba da pequena revolução pessoal que provocou na vida de dois surdos brasileiros no dia 20 de setembro de 2010. Sem qualquer exagero.




Leitura de ecrãs com o VoiceOver.

O iPhone 4 vem de série com funcionalidades de acessibilidade que ajudam as pessoas com deficiência a experimentar tudo o que tem para oferecer. A funcionalidade de acessibilidade mais importante no iPhone é o VoiceOver, o primeiro leitor de ecrãs baseado em gestos do mundo. Em vez de decorar comandos de teclado ou premir minúsculas teclas de setas, basta tocar no ecrã para ouvir a descrição do item debaixo do dedo, depois dar um duplo toque, arrastar ou movimentar para fazer o que pretende.

O VoiceOver fala 21 idiomas e funciona com todas as aplicações integradas no iPhone 4. E uma novidade no iOS 4, um rotor de idiomas permite seleccionar um idioma oral temporariamente sem alterar as definições ao nível do sistema




Compatível com ecrãs em Braille sem fios e tabelas de Braille internacionais.

O iPhone 4 é compatível com mais de 30 ecrãs em Braille sem fios Bluetooth, mal sai da caixa. Basta liga-lo a um e começar a utilizá-lo para navegar no iPhone com o VoiceOver — sem necessidade de software adicional. Além disso, o iPhone inclui tabelas de Braille para mais de 25 idiomas internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário