domingo, 22 de agosto de 2010

Arte em todos os sentidos

A nova unidade da butique Bosco di Ciliegi, um dos mais importantes e luxosos varejistas russos de moda em Moscou, foi criado pelo designer egípcio Karim Rashid, com toda a criação de um ambiente repleto de referências à arte e à cultura digital trazendo um maior estímulo ao consumo do mundo contemporâneo. O local escolhido para tal unidade foi o novo Vesna Mall, que havia sido entregue com paredes brancas, piso de mármore e sistemas de iluminação e ar-condicionado já instalados.

Houve toda a reestruturação do ambiente com um padrão digital de grandes dimensões, que lembra um tipo tradicional de bordado russo, feito com técnicas de costura em cruz. Para contrabalancear essa referência artesanal, Rashid também se inspirou na tecnologia para resolver o padrão do revestimento das paredes com formas orgânicas: as ondas de som, dados e informações abraçam e envolvem o cliente. O papel de parede também chega ao forro, com um desenho customizado por Rashid. No piso, o mármore original teve de ser mantido. Entretanto, como convém ao ousado designer, tapetes coloridos foram colocados em pontos estratégicos.







O espaço também é preenchido com formas de cápsulas coloridas, definidos como blobjects, eles expressam dinamismo, profundidade, movimento e emoção e são resultado da exploração das ferramentas oferecidas pela tecnologia digital. A sensação é a de andar em um labirinto de obras de arte em grande escala.







“Os clientes sentem-se como se passeassem por uma floresta orgânica urbana, criando uma experiência multissensorial e memorável, diferente de qualquer outro ambiente comercial no mundo”, afirma Rashid.

Um dos destaques do projeto é o bar, em cores vibrantes que localiza-se dentro da loja. Apesar de estar incorporado com muita beleza ao espaço, ele também funciona de forma autônoma. Os assentos desse ambiente são revestidos em vinil resistente produzido na Itália. Os demais sofás são estofados com lã. Nesse estabelecimento de sensações múltiplas, a cultura juvenil urbana encontra-se com valores locais russos para sintetizar um conceito mais global. Com tanto dinamismo, o desejo de retornar (função extremamente necessária ao varejo) está garantido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário