sábado, 21 de agosto de 2010

Sala Multisensorial






O serviço de telemarketing da APAE começou uma nova campanha neste mês. A proposta tem como objetivo conseguir recursos para desenvolver o projeto de terapia SNOEZELEN, que consiste em uma sala multisensorial.

O espaço é todo equipado com material sensorial, ou seja, luzes, cores, textura, aromas, sons, entre outros equipamentos diversos. O trabalho a realizar neste ambiente multisensorial permite que se desenvolvam várias habilidades e também sentidos de paladar, visão e audição que são fundamentais para o aprendizado. Promove ainda efeitos terapêuticos e pedagógicos positivos alcançando auto-controle, autonomia, desvia o estresse, a agressividade e depressão.

A sala será destinada especialmente para atender bebês prematuros, crianças com deficiência, hiperatividade, portadores de paralisia cerebral e idosos.
"A contribuição de todos é fundamental para a execução de mais este projeto da APAE sempre voltada a melhor atender o seu público alvo", afirma a entidade, a qual espera contar com a colaboração de todos os contribuintes, os quais, podem recorrer a APAE para informações adicionais. A campanha terá duração de seis meses e a pretensão é que a sala esteja pronta e funcionando até o final deste ano.

Ambientes como esse despertam o estímulo sensorial, o que ajudará, acredito, principalmente crianças com deficiência a se desenvolverem, atuando em todos os sentidos.

Alguns benefícios que a sala poderá trazer:
Promove o relaxamento, lazer e diversão;
Estimula os sentidos primários;
Permite a exploração, descoberta, escolha e a oportunidade de controlar o ambiente;
Aumenta a compreensão do utente em relação ao gosta/não gosta;
A variedade de atividades permite explorar as necessidades bem como as preferências;
Incentiva o movimento e a motivação;
Motiva para a aprendizagem;
Facilita a libertação de stress;
Promove a consciência da equipa técnica sobre a importância dos sentidos primários;
O uso de equipamento sensorial pode ser benéfico para todas as idades e diagnósticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário