segunda-feira, 16 de agosto de 2010


O transporte é uma das atividades vitais para o homem, tendo sido imprescindível para o desenvolvimento da sociedade. O transporte público providencia a locomoção de milhares de pessoas de suas casa ao trabalho, lazer ou escola, além de diminuir a poluição e os congestionamentos.

Dentre os meios de transporte coletivo, o ônibus é o preferido pela população da cidade do Rio de Janeiro, que conta com 47 operadoras, 7300 veículos e 920 linhas de ônibus.

Além da péssima qualidade do serviço oferecido, o usuário ainda tem de lidar com a grande quantidade de informação (provida dos 920 linhas e etinerários) que não é exposta e organizada, causando grande disperdício de tempo e dinheiro, pois faz com que o usuário fique perdido e até mesmo pegue o ônibus errado.

O projeto tem como principal objetivo facilitar a vida do cidadão, que sofre, entre outros fatores, com a desorganização da informação causada pelo grande número de empresas que administram os meios de transporte e a falta de regulamentação dos órgãos responsáveis.

Através da organização destas informações, objetiva-se tirar as principais dúvidas dos usuários logo no ponto-de-ônibus, diminuir o tempo de espera e viagem e evitar que o passageiro pegue a linha de ônibus errada ou que obstrua o fluxo perguntando o etinerário para o trocador ou motorista.

Este projeto dedica-se à construção de um sistema de organização da informação do transporte coletivo da cidade do Rio de Janeiro. Utiliza como ferramenta principal o design gráfico, especificamente o design da informação.

O projeto será embasado em pesquisas de mercado, fundamentos de marketing de serviços e aspectos da psicologia do consumidor. Através do design gráfico, criará as peças necessárias para organizar a informação disponível no transporte por ônibus, tais como mapas, sinalização, folhetos, entre outros, dentro de uma nova identidade visual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário