A exposição ocorreu em Porto Alegre e marcou as celebrações do cinqüentenário do Grupo RBS.
Reuniu milhares de fotografias, páginas de jornal e outros conteúdos, além de centenas de horas de imagens e áudios históricos.
O curador, designer e documentarista Marcello Dantas teve uma participação muito importante.
Algumas das características mais marcantes do seu trabalho como a potencialização de conteúdos históricos com uma gramática altamente imersiva onde a sensorialidade e a percepção são enfatizadas, estiveram presentes na exposição e fizeram toda a diferença.
“NO AR é como o nosso imaginário, mistura ficção com realidade, tempos, lugares próximos e distantes, torna íntimos os desconhecidos e nos identifica com coisas que não vivemos. Entrar nesta exposição é se ofertar a uma experiência imersiva de história contemporânea, e se permitir reviver momentos fundamentais da história de cada um.”
Marcello Dantas
Marcello Dantas
O uso de tecnologia e de recursos de interatividade valorizou os conteúdos apresentados e a experiência do público durante a visitação.
Na exposição era possível encontrar capa de jornal de 50 anos atrás. Através de super computadores que permitiam que o visitante escolhesse datas importantes ou fatos históricos e fizesse a viajem a este dia através da capa do jornal zero hora.
Uma linha do tempo desenhada nas paredes de 10 corredores era intercalada por televisões, e estas permitiam que o espectador revisse reportágens, trechos de novelas, finais de copas.... Assim voltando no tempo e revivendo fatos que foram importantes para cada um ou para o mundo.
Ainda era possível encontrar salas de áudio com programas de rádio de até 40 anos atrás.
Confira mais no http://www.noar50anosdevida.com.br/site/content/exposicao/Default.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário