quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Abercrombie SoundBranding

Sound Branding da loja Abercrombie


O que é SoundBranding:

Sound Branding, em poucas palavras, nada mais é que a identidade da marca em linguagem sonora.

Marcas que possuem um forte apelo sensorial através de outros meios além do visual, agregam mais e mais valor à sua marca. SoundBranding aparece para isso, para ser uma nova ferramenta de disseminação da marca.

A música ambiente de um estabelecimento comercial é um fator que deve ser levado em consideração e merece uma atenção especial do empresário, pois contribui diretamente para o tempo de permanência do cliente no local, bem como para o seu estado de espírito, o que pode levá-lo a consumir mais, ou menos.

Analisando-se a marca americana Abercrombie & Fitch, loja de menswear, percebe-se que eles utilizam a música em suas lojas como principal estratégia de venda. A trilha sonora cuidadosamente escolhida cria um clima de “night”, o que anima os clientes e os leva a consumir mais e com mais disposição.

A empresa responsável pela estratégia de soundbranding desta loja, certamente compreende esta estratégia como uma das principais fontes de alavancagem de vendas. Primeiro percebeu o público alvo - os jovens - e a partir daí selecionou uma trilha sonora que fosse coerente aos valores da loja e aos desejos deste público, tornando-a um local agradável e animado de se estar.

O Sound branding deve ser pensado para refletir a personalidade da marca em sons. Neste caso, foi bem sucedido, pois até mesmo quem ouve a música fora da loja sabe que se trata do "mood" da Abercrombie. Caso que se repete no branding sensorial de "cheiro", já que a marca tem um cheiro próprio, muito famoso entre os amantes da marca, que compram a essência da loja em forma de perfume e saem por aí, propagando a marca de inúmeras maneiras.

P.S. Há inúmeros sites que disponibilizam as músicas de cada temporada da loja


Nenhum comentário:

Postar um comentário