segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Nokia
Quando se constrói uma marca vários aspectos são levando em consideração. São criados posicionamentos, valores, uma personalidade própria, identidade visual. Enfim, tudo para que ela seja reconhecível para o seu público-alvo. Mas uma parte importante e que poderia contribuir muito para esse "reconhecimento" é totalmente ignorada pela maioria das marcas. É a chamada identidade sonora!
E é disso que trata o Sound Branding, criar uma identidade sonora para uma marca.
Imaginem se a logomarca de uma empresa mudasse a cada campanha. Ou se o slogan fosse trocado a cada ação diferente. Pois é isso que acontece com o som das marcas.
Criar uma identidade sonona significa reforçar o tão importante elo que uma marca precisa estabelecer com seu target. Segue abaixo alguns exemplos de sons característicos tradicionais que qualquer pessoa consegue reconhecer e associar às respectivas marcas.
NOKIA
O Nokia Tune, o ringtone que acompanha todos os aparelhos da Nokia, é parte de uma música criada há mais de cem anos. Esse trechinho de música está bastante identificado com a Nokia hoje em dia, mas pouca gente sabe da origem dessa canção.
A música que deu origem ao ringtone mais famoso do mundo é chamada, na verdade, Gran Vals, e foi composta em 1902 pelo espanhol Francisco Tárrega (1852 - 1909). Embora fosse um excelente pianista, Tárrega concentrou boa parte de sua carreira no violão clássico, com o qual consolidou seu talento na segunda metade do século 19.
Tárrega tornou-se uma das maiores influências na música clássica contemporânea, fazendo com que o violão se transformasse em um dos instrumentos mais importantes em concertos ou recitais.
http://www.youtube.com/watch?v=yq0EmbY3XyI
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário