As possíveis estratégias de branding sensorial do Jardim Botânico acontecem de acordo com a visitação no próprio espaço. Atualmente, as pessoas consumem ambientes em que sua tematização surge como oportunidade para gerar um diferencial competitivo.
Como o Jardim Botânico possui um aspecto geográfico que impossibilita a utilização de diversos meios para atrair o seu consumidor, por exemplo, caixas de sons espalhadas pelo parque, cheiros que remetam a lembranças ou mesmo gosto que faça com que o local seja reconhecido facilmente, a melhor forma de aproveitamento do branding de lugares em que sua estrutura física não pode ser mexida, é atrair o público com aquilo que possui sem modificações, criando da mesma forma uma ligação com o seu consumidor.
Logo, o atrativo do Jardim Botânico é a sua natureza, de forma que o canto dos pássaros, cheiro da mata, barulho das árvores ao vento ou o toque na água para se refrescar representam a melhor forma dos sentidos. Ou então, em seus espaços e exposições culturais que muitas vezes são gustativas e sensitivas, exploram bastante os sentidos só que de forma direcionada.
A sensorialidade aplicada no projeto mexe com audição e principalmente a visão.
Sonoridade: Será importante já que haverá a construção de uma vinheta que vai conter melodias do Tom Jobim fazendo associação direta com seu espaço.
Visão: Quanto à visão, por ser um projeto gráfico que traz elementos que traduzem a natureza de forma irreverente e inovadora, as cores fazem parte dessa composição sendo o destaque principal e que chama atenção do público-alvo.
O tato, olfato e paladar: Por se tratar de um projeto gráfico, nós não utilizamos diferentes formas para tais sentidos. Mas as possibilidades de instiga-los são múltiplas, de modo que podemos utilizar texturas nas peças, cheiros da mata, das flores ou de qualquer coisa que remetesse ao Jardim Botânico.
Exemplos bem sucedidos de branding em parques é a Walt Disney World, sempre explora os cincos sentidos, com ênfase em visão, audição e tato. Alguns fatores fazem a diferença como a atenção à detalhes em que algumas pessoas notam de imediato e outras só observam após diversas visitas. A Disney injeta esses recursos em qualquer coisa que afete a experiência de seus convidados, tanto no curto quanto no longo prazo. Por exemplo, no parque Magic Kingdom os temas são diversão e magia, a partir do momento que você entra no monotrilho (atração do parque) o locutor diz: “você está prestes a chegar ao lugar mais mágico do planeta”, trazendo o mundo da fantasia o mais perto de você. Além do entusiasmo para os funcionários, em que os membros do elenco registram em computadores as impressões de imediato dos convidados, são chamados de Super Greeters (super anfitriões). Para estar sempre melhorando a sensorialidade de seus parques.
Nenhum comentário:
Postar um comentário