publicidade, ações, e estratégias que captam muito bem as novas
necessidades do consumidor atual, proporcionam não apenas a aquisição de
um produto ou serviço, mas a vivência de uma experiência significativa, de
forma sinestésica, sensorial, envolvendo todos os sentidos, da visão, audição,
olfato, tato, ao paladar, de forma sedutora.
Eliminamos assim o modelo mental focado no logotipo; afinal, o que resta
depois de retirado o logotipo de um produto?
Quando um restaurante é assinado por um bom “chef”, as pessoas esperam que tudo no cardápio esteja em harmonia com o “prato assinado”, assim como também a decoração, a apresentação da comida, a louça, a disposição dos talheres e o comportamento da equipe.Como é o caso do restaurante Quixote, que têm como Cheff de cozinha um renomado cozinheiro.A reputação da comida é apenas uma parte do pacote sensorial.
O papel do aroma na mensagem; as imagens, os sons, as sensações táteis, o aroma, o sabor, a navegação, a forma, o texto, precisam estar totalmente integrados na plataforma de branding, pois cada aspecto desempenha um papel tão importante quanto o próprio logotipo.
A teoria de Martin Lindstrom fundamenta a desconstrução da marca em
doze componentes: imagem, cor, forma, nome, linguagem, ícones, som,
navegação, comportamento, serviço, tradição, e ritual.
Um bom exemplo de que uma imagem pode não só identificar a marca como também dar uma personalidade singular à mesma, é a Disel; que desenvolveu um consistente apelo de marca capaz de ser identificado em
qualquer contexto.
O som de uma marca deve atingir quem ouve e quem escuta (lembrando que ouvir é uma atitude passiva, e escutar é uma atitude ativa), pois ambos influenciam igualmente o comportamento do consumidor.
O restaurante Quixote está localizado em uma rua movimentada com bastante trânsito, porém é uma rua muito bonita e arborizada. Por isto, uma boa solução seria trocar as janelas de madeiras que abrem, por janelas extensas de vidro, evitando assim que o som dos carros atrapalhem a refeição, tornando o restaurante um refúgio aonde os clientes deixem os problemas lá fora e fassam uma refeição tranquila se empedir que os mesmos possam adimirar a natureza da rua. Outra maneira de trazer experiência sonora à marca, é a própria música tocada no restaurante. Por ser uma área muito comercial, a grande maioria dos clientes que frequentam o restaurante de dia, por exemplo, estão em seu intervalo de trabalho. O momento de intervalo, é o momento que deve-se relaxar, e por isso uma música ambiente, como MPB ou longe vai permitir isto.
O toque não é só a ferramenta de conexão para aqueles que não dispõem da visão e da audição, é uma ferramenta a ser explorada para qualquer um. Embora seja, a princípio, estranho pensar na textura de uma marca, ela está diretamente ligada com a forma criada para os produtos; como a famosa garrafa de Coca-Cola.
A sensação causada pelo produto é essencial na formação da percepção que temos da marca. A sensação que se tem ao sentar em um carro, passar a mão na direção e nos controles, ou seja, a sensação tátil do carro é importante para a decisão do consumidor. Já no caso do telefone celular, a maioria das pessoas aprecia os aparelhos leves e pequenos, embora intuitivamente o mais pesado pareça mais sólido; mas o material deve ser de boa qualidade, pois não compraríamos uma câmera digital que parecesse ser de plástico.
A sensação de comer é um dos grandes prazeres da vida. Por isto, buscar elementos que tragam conforto nesta hora, é um grande diferencial. Um tecido macio da toalha de mesa que toca as pernas ou mesmo do próprio guardanapo de toca os lábios. A cadeira onde sentamos, tem de ser confortável, os talheres e copos devem ser leves e fáceis de segurar. O clima do ambiente deve ser controlado com ar condicionado,no calor, ou aquecedores no frio.
O olfato está diretamente ligado à memória, podendo alterar nosso humor.
Principalmente se afeta uma lembrança feliz como, por exemplo, os crayons
que, sem dúvida, deixaram o aroma impresso na memória de milhões de
crianças que os usaram para desenhar. E é o mais básico dos nossos sentidos,
garantindo nossa sobrevivência em caso de perigo distante, como fogo.
Existem aproximadamente 100mil odores no mundo, uma centena deles
classificados como primários, e a partir destes, combinações de múltiplos
odores; sendo que cada odor primário tem o poder de influenciar nosso humor
e comportamento.
Para trazer esta ideia ao restaurante, pode-se por exemplo, trazer a cozinha para frente dos clientes, aonde eles possam ver a comida sendo preparada, permitindo assim que o cheiro se espalhe pelo restaurante, e até mesmo para fora dele, provocando a fome dos clientes e atraíndo o público para dentro pelo cheiro.Além do cheiro, ao ver a comida ser preparada cuidadosamente pelo cheff, aguça o paladar de qualquer um. Ainda seguindo esta ideia, ao realizar eventos, pode-se distribuir ilhas de comidas pelo restaurante, onde nestas os cheffs estarão preparando a comida exatamente como o consumidor pedir, dando-lhes a oportunidade de interferir no preparo da mesma.
O olfato e o paladar estão intimamente ligados; se o olfato aprova o alimento, o paladar, muito provavelmente, irá aprová-lo também. È possível destacar o aroma sem incluir o sabor, no entanto sabor sem cheiro é praticamente impossível; o sabor está intimamente associado ao aroma, e também com a
cor e a forma. Por isso, é importante pensar tambem na aparência do prato, um prato bem servidos, diferentes cores e a comida delicadamente organizada vão com certeza influênciar na experiência.
A maioria das marcas tem dificuldades para incorporar o sentido do sabor aos seus produtos, pois o uso do sabor para apoiar o mesmo é, por sua própria natureza, extremamente limitado. Mas no caso de alimentos e bebidas, como é o do Quixote, fica mais fácil. O sabor marcante da comida espanhola adaptada para os costumes brasileiros, nas mão do Cheff Marcio Fontes, assossiam um sabor inconfundível ao restaurante.
Martin Lindstrom nos mostra como somos capazes de criar comerciais e
jingles espetaculares que juntos adquirem influência; mas a inclusão de outros
sentidos tem efeito multiplicador. Pela maneira como as impressões são
armazenadas em nosso cérebro, quando um sentido é acionado, o mesmo
provoca outro, e mais outro, e assim por diante, até que a sinergia sensorial
esteja completa; o que desencadeia, instantaneamente, uma variedade de
memórias e emoções.
A cor é essencial para o processo de construção da marca, pois é o primeirosinal de comunicação. Usar uma cor em um logotipo e depois esporadicamenteusá-la em materiais impressos não construirá ou manterá automaticamente apropriedade da cor. No entanto as cores criam associações claras, e são essasassociações que trarão benefício à marca. Por isto, tanto na ambientação do Quixote quanto na sua identidade visul, utilizei a cor vermelha. A cor vermelha está muito presente na cultura espanhola e com certeza é a cor representante da mesma. Além disto, determinadas cores suprimem o apetite, enquanto outras excitam-no, como é o caso da cor vermelha.
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