Sound Branding é a utilização de marcas e/ou trilhas sonoras em propagandas para fixar o posicionamento e perfil de uma marca, obtendo um diferencial em relação à concorrência.
A Coca Cola elaborou uma campanha baseada na Copa do Mundo de 2010 utilizando a música "Waving Flag" do artista K'naan (nascido na Somália e naturalizado Canadense). A Coca-Cola quis escolher o artista pela diversidade cultural pessoal e musical. A música foi lançada inicialmanete em Março de 2009, mas foi somente após ela ter sido aproveitada para fazer parte da campanha do refrigerante que passou a ser sucesso mundial. "Waving Flag" foi reescrita e regravada várias vezes com versões bilíngues contando com participações de artistas da Espanha, Brasil, Arábia Saudita, França, Grécia, China e Indonésia. A música ficou em primeiro lugar das mais tocadas em 15 países (segundo a Billboard.com).
O grande diferencial desta campanha é que a Coca-Cola integrou a sua marca sonora conhecida pelos seus comerciais no passado com a música de K'naan, gerando uma associação direta entre a música remixada e a marca. Esta técnica de integrar uma marca sonora em uma música chama-se Watermark.
A campanha serviu para a Coca-Cola para fixar ainda mais sua marca sonora e seu posicionamento de otimismo e alegria. A curiosidade do caso é que a letra da música original teve que ser bastante modificada para passar a imagem otimista que a Coca-Cola desejava.
Música tema da Coca-Cola:
http://www.youtube.com/watch?v=pO1EmsKB_fI&feature=player_embedded
Música Original:
http://www.youtube.com/watch?v=TxmEd9lcn0k&feature=player_embedded
Nenhum comentário:
Postar um comentário