domingo, 28 de novembro de 2010

Sensorialidade de um jogo



Como poderia ser aplicado a sensorialidade em um jogo de celular?
Visão: é o primeiro estímulo a ser explorado, já que se trata de um aplicativo para celular. O projeto gráfico do jogo será todo com motivos espaciais. Estrelas, planetas, meteoros entre outros.
Audição: O segundo estímulo a ser explorado. O som no jogo é importante para dar o clima certo para cada fase. Determinadas melodias podem passar tensão ao usuário como outras podem passar uma experiência mais calma.
Esse estímulo pode ser explorado fora do jogo com a criação de um CD com as músicas do jogo (quando o jogo vira um sucesso). Tal fato é pouco visto em jogos casuais. Geralmente observa-se essa abordagem em jogos mais complexos como Final Fantasy e Siren Blood Course. Esses as empresas desses jogos começaram a vender o CD com todas as músicas dos jogos para os fãs
Tato: O tato é o segundo estímulo a ser explorado, uma vez que o jogo é para um dispositivo sensível ao toque. Constantemente o jogador terá a necessidade de tocar na tela para interagir com o jogo. Pode ser explorado também com a criação de bonecos do personágem.
Paladar: Não pode ser aplicado diretamente ao game, já que o mesmo é para um aparelho eletrônico. Mas nada impede que esse estímulo possa ser explorado a partir do licenciamento da marca e seus personagens. Com isso é possível ter balas com o personagem do jogo, sorvetes, entre outras comidas
Olfato: Esse estímulo também não pode ser aplicado ao produto, o jogo, mas também por intermédio de licenciamento pode vir a ser explorado como por expleplo a criação de fragrâncias para crianças, entre outros.

sensorialidade do jogo (principal)


Devemos levar em conta que atualmente as empresas que criam os jogos não pensam somente em fazer o jogo e ser remunerada a partir dele. Essa empresas acreditam que o jogos podem se desdobrar em divisões produtos como desenhos animados, bonecos, utensílios, entre outros.
Exemplos:
A série de desenhos animados Pokemon foi lançada para ajudar a vender o jogo lançado pela Nintendo.
É possível adquirir bonecos de games. ex: Final Fantasy
A Disney licencia seus personagens. Com isso podemos encontrar mouses de computadores do Mickey, Torradeiras, entre outros.
Com isso podemos chegar a conclusão de que podemos desdobrar quase que infinitamente um jogo para diversos outros produtos.

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