Sound branding é o uso do som para reinforçar a identidade de uma marca. O Sound branding vem começando a ser um meio de comunicação eficaz para enviar uma mensagem ao seu público-alvo visto que a audição causa um forte impacto na percepção humana.
O Soundbranding abre um leque de possibilidades de planejamento tanto organizacional (quem nós somos e para o que estamos aqui) quanto para uma identidade de um produto - Ele permite aos consumidores uma experiência de relacionamento afetivo com a marca. Uma interação tão profunda assim, tem que ser estudada com muito cuidado visto que seu potencial é tanto positivo quando negativo.
A Audi, a grande produtora e motandora de carros alemães, acabou de lançar seu novo Sound Branding.
Depois de um ano e meio desenvolvendo, o "AUDI Sound Studio" foi o projeto totalmente criativo em que a AUDI reuniu compositores e sound designers do mundo para criarem sons que traduzissem a expressão visual em sintonia fina denomidado "AUDI ECO".
"A nossa meta é criar uma identidade que nos diferencie por completo de nossos competidores."
diz Lothar Korn, Diretor de Comunicação e Marketing da Audi. Desde sempre, a Audi expressou bem sua identidade visual de forma exemplar. Mas no campo sonoro não, segundo Sven Schuwirth, Diretor de Marca e Venda da empresa.
Com o AUDI ECO a empresa desenvolveu também o Sound Branding Toolkit, o que inclui a utilização de certos instrumentos, temas sonoros, rítmos e sons de "carros", todos aglomerados para criar uma caracterização auditiva em suas novas campanhas publicitárias. Esses elementos, juntos, determinam e expressam valores da Marca, explica Sven Schuwirth.
Esses conceitos são melhores explicados em sua mais nova campanha publicitária, "The Next Big Thing".
http://www.youtube.com/watch?v=XBsJB73m0kU&feature=player_embedded
Nenhum comentário:
Postar um comentário