segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Elementos sensoriais da marca Amaoca

Hoje em dia, as pessoas consomem símbolos e ambientes junto com produtos e serviços. A tematização de estabelecimentos surge como uma oportunidade para gerar um diferencial competitivo. Ela pode ser realizada baseada em aspectos culturais, geográficos e ser um tema que misture diversos elementos de maneira a estabelecer uma experiência, proporcionando uma conexão com o consumidor.

Logo, a marca optou por estimular os cinco sentidos, porque quanto mais presente estiver a marca dos pontos de contato do consumidor, maior a fidelidade, confiança e compras repetidas, caracterizando sua marca como única, inigualável e diferenciada.

Visão

A marca revitalizou a imagem do produto com o planejamento de uma estrutura inovadora, um restaurante pop-up, que surge inesperadamente por tempo limitado, gerando buzz. A visão também será explorada através do seu logótipo, referencialmente ligados a tipografia construtivista e aos grafismos indígenas e de sua tipografia principal, que carrega característica rústica, vernacular e urbana, ambas proporcionando experiências visuais populares, culturais e espontâneas.

O ambiente interno e externo, porém principalmente o interno, é um ponto extremamente importante para a ativação desse sentido. Sua decoração baseada no conceito de eatertainment, envolverá o consumidor em uma atmosfera lúdica e storyteller. A arte indígena, como a cestaria, armas, cerâmicas, colares, redes e instrumentos serão espalhados no ambiente, como também os tecidos, texturas e alimentos (frutas e raízes), para compôr essa temática.

As embalagens são baseadas em embalagens vernaculares e acessórios alimentícios indígenas, juntamente com toda a estrutura de design bem aplicada, garantindo o produto um ar contemporâneo e inovador. A atitude da equipe assim como seus uniformes também contribuirá para o apelo visual. A camiseta do uniforme será feita com malhas 50% de algodão e 50% PET reciclado.

Audição

A marca terá como sua principal oportunidade sonora a música ambiente. Seu género pode ser definido como a fusão entre o brazilian lounge e o drum n bass. misturando instrumentos e ritmos eletrônicos com instrumentos e ritmos da cultura brasileira.

Olfato

A marca quer que o cheiro de tapioca quente com manteiga prevaleça no ambiente, porém de forma bem suave. O aroma dos outros ingredientes também será destacado, ressaltando a qualidade dos mesmos. O estímulo deste sentido transportará o consumidores no tempo e no espaço a fim de evocar lembranças, sensações, e associações.

Tato

A textura da madeira plástica do ambiente externo e interno, traduzirá uma marca preocupada com o meio. A palha do tipiti, da rede, a textura dos objetos que decoram o ambiente interno, sugerirá associações com o regional e com a cultura indígena. O tecido dos uniformes, o material da fabricação do cardápio e seu manuseio poderão ser associados com o design contemporâneo.

Paladar

Os pratos são elaborados através de combinações de ingredientes típicos do norte e do nordeste e ingredientes exóticos, provenientes de outras regiões, o que resulta em um paladar mais sofisticado.


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